RESUMO: A Gestão de Design é uma temática que vem crescendo no Brasil por seu processo de organização e gerenciamento nas empresas sobre perspectiva de atuação desde o nível estratégico ao tático e operacional. Por ser uma temática relativamente nova no Brasil, a disseminação de pesquisas com este foco se apresenta limitada, porém com um importante potencial de aplicação em diversos setores. Neste sentido, o artigo teve como base o levantamento e discussão de pesquisas em (...)
Read moreA comparison of cross-sensory interactions between Spain and Portugal. The results of a Synaesthetic Design Workshop
RESUMO: A sinestesia é o resultado de processos automáticos da perceção humana que combinam sensações de diferentes modalidades sensoriais. Ao longo deste artigo, apresentaremos os resultados de um Workshop de Design Sinestésico, realizado com estudantes de design do IADE, Universidade Europeia (Lisboa, Portugal) e da Universidade de Extremadura (Mérida, Espanha), com o objetivo de identificar diferentes tipos de interações sensoriais que podem ser influenciadas para aspetos culturais e pessoais, entre participantes (...)
Read moreMobile Comics: Comics’ Design features focusing on small screen devices
RESUMO: Os quadrinhos digitais vêm atraindo o interesse dos estudos acadêmicos, influenciados pela crescente demanda deste tipo de conteúdo distribuído pela internet. Isso é potencializado quando se considera a leitura em tela pequena, devido a popularização deste tipo de dispositivo móvel. No entanto, existe uma preocupação entre os quadrinistas a respeito do design de seus trabalhos para este fim, com diferentes características visuais. Com isto, o presente estudo busca entender o que difere os quadrinhos digitais (...)
Read moreOp art: Origens, enquadramento e os seus fenómenos da perceção visual
RESUMO: A Op Art e os seus fenómenos visuais são explorados e estudados, é descrito o contexto social e cultural em que surge e os movimentos artísticos onde encontrou precedências - pós modernismo. Na sua contextualização é feita uma análise formal e teórica, focada naquilo que a distingue de outros movimentos coevos, como a Pop art. A Op art em Portugal é sobretudo representada pelos trabalhos de Artur Rosa e Eduardo Nery. Por último, os principais efeitos óticos usados pela Op art (...)
Read moreTransmedia Storyworld as Narrative Engine. The Case of Vampire: The Masquerade
RESUMO: A personagem do vampiro tornou-se num ícone fascinante devido à distribuição e consumo de conteúdos que foram fortalecidos nas últimas duas décadas, através de séries e sagas tais como Buffy, a Caça-Vampiros, Crepúsculo e Sangue Fresco. Concebidos com base no mesmo mito, estes três produtos multi-plataforma criam narrativas transmídia, nas quais contextos da história bem desenhados, cuja distribuição é feita através de canais digitais e (...)
Read moreA Literature Review of Sustainable Behaviours. Asserted in the Context of Everyday Life in Cities
RESUMO: Este artigo é parte de uma investigação de doutoramento em Design que visa promover comportamentos sustentáveis no dia a dia através do uso de moda inteligente. A compreensão de quais os tipos de comportamentos que podem ser considerados sustentáveis é necessária para apoiar as decisões de soluções de moda que incluirão “wearables”. Assim, foi realizada uma revisão de literatura, seguida de uma análise de conteúdo, com o objetivo de explorar e (...)
Read moreDevelopment of Design capabilities in smaller companies in the automotive industry: a methodological approach.
RESUMO: Este artigo reflete parte de uma investigação mais ampla sobre o desenvolvimento de metodologias para identificar, valorizar e gerir os recursos de design, com o objetivo de criar uma vantagem competitiva sustentável. Com a indústria automóvel e as pequenas empresas portuguesas fornecedoras como pano de fundo, este artigo explora a teoria da Resource Based View (RBV) e a teoria das Dynamic Capabilities (DCT) como um construto teórico para o desenvolvimento de ferramentas de investigação. Na (...)
Read moreMeeting the Circular Economy Agenda: Supporting Tools for a New Strategic Design Practice
RESUMO: A economia circular é um novo conceito estratégico que visa responder às necessidades da sociedade de uma forma mais eficiente e sustentável que se baseia na dissociação entre crescimento económico e bem-estar do aumento do consumo de recursos naturais. Esta transição, do modelo linear tradicional para uma abordagem mais inovadora e circular no desenvolvimento da economia implica o desenvolvimento de novos produtos, novos serviços e novos sistemas, apoiados, na maioria dos casos, no repensar e na (...)
Read moreThe significance of discovering visual metaphor in a logotype on the remembrance (of that same logotype).
RESUMO: A nossa investigação centra-se na metáfora visual que um logótipo pode conter, e a consequência do encontro dessa metáfora visual na memorização de um logótipo. Um teste modelo foi desenvolvido para esse efeito. Este modelo pode ser adaptado a outros logótipos (fig.4 e fig.6) Em termos gerais uma metáfora, ou símbolo, é uma ação, pessoa, lugar, palavra ou objeto que representa outro para lhe atribuir um significado diferente. No nosso estudo, analisamos metáforas (...)
Read moreHuman culture and eco-systemic needs to inform innovation within toilet design
RESUMO: O trabalho proposto faz parte da pesquisa de doutorado em andamento em design, com foco na pesquisa de requisitos ambientais e sociais existentes para a inovação sustentável no saneamento urbano, focada no design de banheiros. As principais questões da pesquisa estão voltadas para o ambiente português, onde caracterizamos aspectos de água e saneamento através das cinco dimensões - cultura, tecnologia, governo, economia e meio ambiente. Neste artigo, o objetivo principal é determinar características (...)
Read moreFuture Designers as Actors of Change: Exploring Design Education Scenarios focused on Social Innovation and Sustainability
RESUMO: O presente trabalho é parte do projeto de investigação para o programa de Doutoramento em Design e foca em discutir o papel do Ensino do Design na educação de futuros designers como agentes de mudança. O artigo descreve a metodologia aplicada a um workshop facilitado para alunos de design durante a Semana de Design de Mérida, na Universidad de Extremadura, em Espanha. A atividade discutiu os pontos de vista dos estudantes no tocante à resolução de problemas complexos e suas crenças sobre as habilidades, (...)
Read moreCoworking as The Great Good Place for Design Learning. An Exploratory Framework
ABSTRACT: Neste artigo, exploramos uma estrutura conceptual baseada em três linhas de pensamento dos autores Patrick Cohendet (Underground / Middleground / Upperground), Ray Oldenburg (The Great Good Place) e Fred Garnett (Heutagogy or Self-determined Learning). Para demonstrar a relevância e a viabilidade da nossa proposta conceptual, revisitamos os principais fatores e definições destes autores e dos seus trabalhos. Embora não constitua uma framework teórica, o presente trabalho tem como objetivo ajudar a mapear parte do nosso trabalho de pesquisa no (...)
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