RESUMEN: Las marcas siempre han tratado de establecer una relación con su público a través del marketing y la comunicación: dos disciplinas que se definen como facilitadores naturales de los procesos de transformación gracias a su importante rol conectando a las empresas con el mercado y los consumidores. Este ensayo trata de la importancia del storytelling como motor mito-poético (ahora amplificado por los desarrollos tecnológicos) que permite a las marcas (con y sin ánimo de lucro) usar el poder de las historias para promover valores (...)
Read moreDesign Thinking em processos de ensino contemporâneos
RESUMO: O ensino sempre se apropriou de conceitos da antiguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea teve mudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações que necessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utilizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas (...)
Read more"Brace... brace... brace...”1: Instruções de segurança, (mais) um contributo da história do design para uma (outra) cultura visual
RESUMO: As instruções de segurança obrigatoriamente presentes nas bolsas dos assentos de todos os aviões comerciais, pelo seu caracter gráfico, assumiram um estatuto icónico associado à viagem aérea. Desenvolvemos a hipótese de que as suas ilustrações, expectavelmente instrutivas e precisas, construíram um discurso visual que extravasou a mera cultura aeronáutica tomando um lugar na Cultura do Design e na Cultura Popular. Desenvolveu-se uma investigação que permanecera tangencial no (...)
Read moreO Colecionador: Práticas e modelos de aquisição no Mercado da Arte.
RESUMO: O modus operandi da ação aquisitiva do colecionador, pela sua natureza individual, volúvel e interactiva, continua a apresentar-se como um tema de reflexão importante, designadamente, no seu reconhecimento e qualificação. Partindo da abrangência das experiências eduzidos das fontes primárias, este artigo pretende observar o ambiente que, nos últimos anos, tem vindo a caraterizar o mercado de arte moderna e contemporânea em Portugal, quantificar de forma clara e objectiva práticas negociais e (...)
Read moreImagens conceituais na publicidade: Premissas da imagem publicitária potenciadas pela tecnologia e interatividade
RESUMO: Com o crescente avanço das tecnologias da informação, a velocidade, a confiança e a precisão na transmissão e recepção de mensagens passaram a ser uma constante na vida das pessoas, principalmente devido às poderosas redes de comunicação. A comunicação por imagens é, hoje, um importante instrumento para a disseminação de conhecimento, informação e para a aceitação de produtos no tão concorrido universo de estímulos comunicacionais. (...)
Read moreMoreira da Costa Alfarrabista: um Projeto de Identidade Visual
RESUMO: A importância da representação gráfica de alfarrabistas do grande Porto é um conceito inovador, devido a existirem mais de dez alfarrabistas na região e poucos ou nenhuns usarem esta minuciosidade a seu proveito. Contudo, a afirmação da identidade através de um sistema gráfico permite distinção perante outros. Deste modo, o presente artigo expõe o processo de criação da comunicação corporativa da Moreira da Costa Alfarrabista. Esta livraria, loja centenária com (...)
Read moreDesign and Nature, a complex relationship
RESUMEN: A lo largo de su historia, el diseño nunca ha perdido de vista la naturaleza como término de comparación, a veces tomándola, a veces alejándose de ella. Para investigar la compleja relación entre los dos términos, diseño y naturaleza, no podemos ignorar la evolución del hombre y cómo ha sido profundamente influenciada por la innovación tecnológica, que es el resultado más evidente de la ciencia. Trazando una línea evolutiva del pensamiento del diseño, se puede registrar una doble (...)
Read morePublicidade de Rua como agente da Identidade Local: Estudo de Caso nas Cidades Japonesas de Kyoto, Osaka e Tokyo
RESUMO: O presente estudo demonstra uma possível solução à crescente homogeneização do conceito de “lugar”, no que concerne às marcas e à sua publicidade exterior. Na perspetiva, aqui discutida, as marcas poderiam adotar elementos idiossincráticos da cultura das cidades nas suas campanhas, como forma de se integrarem no “lugar” onde estarão disponíveis, contribuindo para uma melhoria da experiência urbana. Esta abordagem é fundamentada através de uma (...)
Read moreActive cities/active children: a planning and pedagogical perspective [1]
RESUMEN: Esta contribución, escrita por una urbanista y un pedagogo, tiene por objeto (re)centrar la atención del debate interdisciplinario sobre el rol activo de los niños en el ámbito urbano público, o sea sobre las posibles influencias que la ciudad, su estructura, sus reglamentos y sus espacios tienen sobre los niños, considerados como un grupo de población vulnerable. En esta perspectiva, se presentan unas reflexiones sobre la relación entre "el niño y la ciudad", apoyadas por una investigación walk-to-school (...)
Read moreLandscape and climate change. A resilient strategy for the adaption plan of the Ravenna area in Italy.
RESÚMEN: La contribución presenta los resultados de un proyecto de investigación llevado a cabo en el marco principal del “Plan de Acción de Energía Sostenible y Clima” para el municipio de Ravenna, uno de los signatarios del “Pacto de alcaldes por el clima y la energía”. El objetivo del proyecto es proporcionar a los tomadores de decisiones y urbanistas estrategias orientadas al paisaje capaces de mejorar la resiliencia territorial frente a los impactos del cambio climático en las próximas décadas. La (...)
Read moreTendências no processo artístico de criação nas artes plásticas
RESUMO: O presente estudo, tendências no processo artístico de criação nas artes plásticas, pretende trasmitir o conhecimento da temática, com características específicas e diversificadas que se completam entre si. Na criação pictórica, a ação do artista modifica a obra em várias fases, que se finalizam a partir de questões, que por sua vez, respondem à experiência do criador. Na área das artes plásticas os procedimentos criativos também estão (...)
Read morePrincípios do design aplicados na perspectiva da semiótica e do branding: na senda por um modelo para a imagética da marca
RESUMO: Este artigo tem como propósito discutir e explanar os benefícios de um modelo para a definição da imagética da marca, criado com base em princípios de design aplicados à semiótica da imagem, nomeadamente usados na sua interpretação. A metodologia utilizada neste trabalho de investigação tem uma base metodológica mista, fundamentada na revisão da literatura. Na perspectiva da semiótica são identificados parâmetros usados na interpretação de imagens, (...)
Read moreRotas culturais: Património e Sistemas Wayfinding
RESUMO: Encontrar o caminho faz parte das necessidades ancestrais do ser humano, como se pode entender de um breve olhar sobre a evolução da sinalética e dos recursos utilizados pelo homem para facilitar o acesso a diferentes lugares. Os objetivos e os métodos diferem, de acordo com as necessidades sociais e culturais e os meios disponíveis em cada época. Hoje, promover o acesso ao conhecimento e fruição do Património é uma necessidade resultante dos processos de globalização e da vontade de manter a sociedade (...)
Read moreLinguagens de sintese visual do DNA das marcas gastronómicas de Estrela Michelin. Estudo de Casos comparativo
RESUMO: O presente estudo aborda a utilização de Diagramas no processo de análise de Sistemas e de linguagem de Identidade Visual das Marcas. Foi desenvolvido o estudo comparativo de casos de marcas Gastronómicas de Estrela Michelin, com intuito de compreensão do seu DNA e posicionamento em relação aos elementos de comunicação utilizados. Os resultados obtidos, permitiram perceber as diferentes linguagens visuais entre as MARCAS, desde da sua componente visual, através do nome, símbolo, tipografia, cor, passando pelos (...)
Read moreIluminação & Público Sénior: O significado da luz na promoção do conforto e qualidade de vida
RESUMO: A importância da luz para todos os seres vivos e para o homem em particular é revelada pelo fato de que os indivíduos estão preparados para funcionar corretamente durante o dia. A importância da luz ultrapassa os limites do pensamento e da imaginação. É impossível conceber a atividade do homem sem essa forma de energia, não sendo, também, viável definir os seres vivos na ausência de luz. A população mundial tem sofrido uma evolução, desde o final do séc. XX, com o (...)
Read moreLa música de vanguardia y el clarinete en los conservatorios de la Comunidad Autónoma de Madrid
RESUMEN: La situación de la música de vanguardia dentro de los conservatorios ha estado muy condicionada tanto por los desarrollos legislativos de la enseñanza musical en estos centros como por una serie de programaciones basadas en un repertorio barroco, clásico y decimonónico cuya finalidad era "conservar" una serie de estilos muy determinados que hacían necesaria la incorporación de un catálogo más moderno. A través de las encuestas realizadas, combinando la investigación cualitativa y cuantitativa, el (...)
Read moreUm olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo
RESUMO: Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este (...)
Read more