Ana Margarida Fernandes

Ana Margarida Fernandes nascida no ano de 1972 em Vila Velha de Ródão, completou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, o curso Técnico Profissional de Desenho Têxtil, tendo concluído com o estágio de aproximação à Vida Activa para Jovens diplomados com Curso Técnico – Profissionais na Área Ocupacional de Desenho Têxtil na especialidade de Tecelagem.

Licenciada em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Mestre em Design e Marketing, área de especialização Têxtil pela Universidade do Minho, Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Iniciou a sua actividade profissional em 1992 na empresa M. Carmona e Irmãos SA., tendo nesse ano iniciado o seu percurso na área da docência na Escola C+S de Silvares.

Em 1993 participou, no Projecto de Recuperação da Tecelagem Artesanal da Foz do Cobrão.

Ministrou um curso de tapeçaria Bordada de Arraiolos na Cuf em Ansião, sendo responsável por dois módulos, História dos Arraiolos e tecnologia e comportamento dos Materiais Têxteis.

Em 1995, ministrou através do CEARTE (centro de formação Profissional do Artesanato) uma reciclagem ligada ao ramo da confecção com a estilista Helena Cardoso, na qual criou uma colecção de tecidos com as respectivas empresas de trabalho.

Em 1996 ministrou o curso de bordados Artesanais.

Em 1997/98 participou na Organização das 1ª e 2ª Feiras de Actividades económicas e Tradicionais de Cooperação Transfronteiriça de Vila Velha de Ródão.

Colaborou com o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de V. V. de Ródão, sendo responsável pelo Artesanato e apoio aos Artesãos do Concelho.

Foi em 1998/99 Coordenadora de 2 Escolas Oficinas Têxteis em Vila Velha de Ródão.

Desde 1993 que presta seta serviços de Consultadoria e Coordenação Técnico Pedagógica para a área têxtil na Associação de Desenvolvimento na Raia Centro Sul.

Ministrou a convite do CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e da Adraces (Associação para o desenvolvimento da Raia Centro e Sul) o curso de “Tecelagem” em Retaxo, Castelo Branco.

Exerceu funções como Formadora no Cearte (Centro de Formação Profissional do Artesanato) na área Têxtil.

Prestou serviço na Associação de Desenvolvimento Rural, integrado nas Serras de Montemuro, Arada e Gralheira no Projecto NOW. No âmbito da actividade de Tecelagem.

No ano de 2000 ministrou Formação Profissional na Área Têxtil com os Módulos de Tecnologia dos Materiais Têxteis, Desenho e Projectos Têxteis, na Junta de Freguesia de Ladoeiro em colaboração com o Instituto de emprego e formação Profissional de Castelo Branco.

Ministrou a convite do CIVEC (Centro de Formação Profissional da Industria de Vestuário e confecção) no ano 2000, 40h no Módulo “História da Moda” na Acção de formação “Vestuário-Regional Escola Oficina”.

Foi em 2001/02, responsável por uma Escola Oficina Têxtil em Castelo Branco, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco (Entidade Financiadora). Funcionando ao mesmo tempo (Ana Margarida) com Entidade Promotora e Entidade Formadora da Escola, coordenando deste modo a acção, e sendo responsável pelos Módulos de Design Têxtil; Tecelagem; Confecção.

Em 2001, foi convidada pelo CEARTE (Centro de Formação Profissional do artesanato) para exercer funções como formadora da Área Têxtil no Projecto “Programa de Apoio à Criação de uma Escola de Artes e Ofícios no Uruguai”.

Iniciou em Outubro de 2001 a actividade de docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Colaborou com o CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN, num projecto de Designers nas Empresas como consultora na área de Design Têxtil.