Vítor Murtinho

Fevereiro de 2013 Ansião, 1964. Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1988. Professor Associado, desde 2006, no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo sido, nesta instituição, Presidente das Comissões Científica e Executiva (de 2004 a 2006). Vice-Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2002-2009); Subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2009-2011). Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra na especialidade de Teoria e História da Arquitectura em 2002 com a dissertação “La piú Grassa Minerva. A Representação do Lugar”. Este trabalho aborda as questões relacionadas com a perspetiva e o desenho de arquitetura no período do Renascimento, designadamente o problema da representação rigorosa e objetiva. Entre outras publicações, é autor do livro “Perspectivas: O Espelho Maior ou o Espaço do Espanto”, eDARQ-FCTUC, Coimbra, 2000. Escreve com regularidade e tem proferido diversas conferências quer de apresentação da sua obra arquitectónica quer sobre as problemáticas referentes aos processos compositivos em arquitetura, ou ainda sobre reabilitação e construção. Tem mais de quarenta artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, divididos por capítulos de livros, atas de eventos científicos, e revistas da especialidade. É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrado no Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq) desde julho de 2007. A sua investigação incide sobre as metodologias de abordagem conceptual do projeto, reabilitação de edifícios e sustentabilidade em arquitetura. Orientou mais de uma dúzia de teses de mestrado. Atualmente é orientador de sete doutoramentos na Universidade de Coimbra e na Universidade Técnica de Lisboa. Como docente, tem lecionado disciplinas nas áreas de Desenho e de Teoria da Arquitetura no âmbito da licenciatura/mestrado em Arquitetura; cumulativamente tem lecionado em vários cursos de doutoramento disciplina de Construção ou de Teoria da Arquitetura. Exerce arquitetura como profissional liberal desde 1988 sendo autor de obras publicadas em diversas revistas da especialidade. Desde março de 2011 exerce o cargo de Vice-Reitor na Universidade de Coimbra.