Sílvia Maria Rala dos Santos

Nascida em Lisboa, 1979, licenciou-se em 2006 em Arquitectura de Design na Faculdade de Arquitectura na Universidade Técnica de Lisboa, onde frequentou o curso de Mestrado em Design. Actualmente encontra-se a desenvolver a dissertação de doutoramento sobre o tema “ O Novo Ciclo de Vida dos Objecto Gráficos. Museu Virtual do Cartaz Cultural”.

Bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD /45154/2008) desde Setembro de 2009. Desenvolve investigação nos domínios do design, museologia, museografia e património cultural, tem participado em seminários, conferências e publicação de artigos sobre as referidas matérias.

Colaborou como designer em trabalhos de investigação, entre os quais se destaca os projectos de investigação “A Praça em Portugal – Inventário Espaço Público”, financiando pela DGTODU, “Urbanismo Colonial, Os Planos de Urbanização nas Antigas Províncias Ultramarinas – 1934-1974” (PTDC/AUR/42710/2001) e “A Rua em Portugal – Inventário Morfológico” (PTDC/AUR/65532/2006), financiados pela FCT.

No decurso da actividade liberal destaca-se o prémio josé de figueiredo 2008 conferido pela Academia Nacional de Belas Artes e o prémio internacional inácio de lecea 2007/2008, conferido pelo Public Art and Urban Design Observatory da Universitat de Barcelona. Foi docente na disciplina de projecto no curso de Design Gráfico e no curso de Design de Produto na Escola Secundária António Arroio.