Madalena Xavier

Equiparada a Professora Adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente é Doutoranda no Programa de Doutoramento da Faculdade de Motricidade Humana, na especialidade de Motricidade Humana – Ramo de Dança.
Investigadora integrada no INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. Polo FMH.
É Mestre em Ciências da Comunicação na especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2003 e 2004 frequentou e concluiu o curso de Profissionais de Audiovisuais da Restart – Escola de Criatividade e Novas tecnologias. Em 2001 licenciou-se em Dança – Ramo de Espetáculo, pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Detém o diploma do Curso de Bailarinos Profissionais da Escola de Dança do Conservatório Nacional (1997).
Profissionalmente trabalhou como intérprete em trabalhos de Frédéric Flamand - Charlerois Danses, Ana Rita Barata, Rui Lopes, entre outros. Coreografou, “Estar de Fora Para Ver” (2004), “The End and Then”(2004), “Super-heróis”(2006), “Qualquer Um”(2007), “A possibilidade de”(2009) e “Entro, atravesso, percorro, meço” (2011).