José Filomeno Martins Raimundo

Nasceu em Portalegre em 1958. Doutorou-se na Universidade da Extremadura, Espanha, com uma tese na área da música. É Professor Coordenador na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde coordenou a área científico-pedagógica de Música e Artes do Espetáculo entre 2002 e 2010, tendo desempenhado a função de presidente do Conselho Científico de 2006 a 2010, ano em que veio a ocupar o lugar de diretor, cargo que exerce atualmente. Coordenou o 2º Ciclo de Estudos em Música de 2008 a 2011 e o mestrado em Educação Musical, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco entre 2009 e 2013. Foi, durante 22 anos, professor de educação musical no ensino básico, tendo exercido, cumulativamente, quer em regime de acumulação ou destacamento, funções docentes de piano, composição, formação musical, coro e orquestra, em várias instituições do ensino especializado de música. Foi diretor do Conservatório de Portalegre, Covilhã e Belmonte. Participou ao longo da vida em diferentes grupos de trabalho, salienta-se a sua participação na comissão de trabalho das Artes do Espetáculo – Processo de Bolonha – (Ministério da Ciência e Ensino Superior) como responsável pela área de Música. Mantém atividade regular como pianista, em formações camerísticas. É editor da revista Convergências e pertence às comissões editoriais e científicas das revistas em educação Medi@ções, da ESE de Setúbal e da Revista Egitania, do Instituto Politécnico da Guarda. Born in 1958, Portalegre, Portugal. Holds PhD in area of Music from the University of Extremadura, Spain. He is a coordinating professor at the School of Applied Arts (ESART), at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, where he coordinated the scientific-pedagogical area of Music and Performing Arts between 2002 and 2010, having served as chair of the Scientific Council form 2006 till 2010, in 2010 he was elected as a director of ESART, a position that he currently holds. He coordinated the Master Degree in Music between 2008 and 2011 and the Master Degree in Music Education from 2009 till 2013 at the School of Education (ese) of Castelo Branco. He was, for 22 years, a teacher of music education in elementary education, having cumulatively exercised either in collective or independent regime, taught in various specialized music education institutions, where he taught piano, composition, music education and class of ensemble. He was director of the Conservatory of Portalegre, Covilhã and Belmonte. All along his career he has participated in different work groups, his participation in the work commission of the Performing Arts - Process of Bologna - (Ministry of Science and Higher Education) as responsible for the area of Music is noteworthy. He maintains regular activity as a pianist, in chamber music. He is editor of the journal Convergências and belongs to the scientific and editorial commissions of the journals in education Medi@ções, School of Education (ESE) of Setúbal and the magazine Egitania, of the Polytechnic Institute of Guarda.