Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Formação académica

Doutoramento na Faculdade de Belas-Artes, aprovado por unanimidade, 1995
Mestrado na Universidade Aberta , Muito Bom, aprovado por unanimidade, 1993
Pós-graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso na Universidade Nova de Lisboa , Muito Bom, 1985
Licenciatura na Faculdade de Belas-Artes, 17 Valores, 1983
Bacheralato na Faculdade de Belas-Artes, 16 Valores

 

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais
Desde Abril 2001, Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva, Faculdade de Belas-Artes
de 1996 a 2001, Professor Auxiliar, Faculdad de Belas-Artes
de 1996 a 1997, Professor Auxiliar Convidado, Universidade Aberta
de 1992 a 1995, Assistente 2.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1989 a 1992, Assistente 1.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1987 a 1989, Assistente Eventual, Faculdade de Belas-Artes
desde Dezembro 2004, Professor Associado, Faculdade de Belas-Artes

 

Área de actividade científica
Pintura; Tapeçaria; Desenho; Introdução às Artes Plásticas e Design; Pensamento Plástico Visibilidade e Legibilidade (Mestrado em Teorias da Arte); Didáctica da Educação Visual; Novas Tecnologias na formalização do Discurso Artístico; Arte e Tecnologia; Ciberarte; Tecnoculturas; Ciberespaço; Cibercultura; Hipertexto como Saber Comum; Multimédia e Novas tecnologias da Comunicação e Informação; e Linguagem Informática e Realidade Virtual.

 

Domínio de especialização
Belas-Artes; Pintura; Pensamento Plástico; Ciberespaço; Ciberarte; Cibercultura; Hipertexto; Estudos Artísticos; Pensamento Tradicional; Iconografia e Iconologia; Simbologia.

 

Actuais interesses de investigação
A importância do saber tecnológico na formação do discurso artístico; Conceitos de Ciberespaço, Cibercultura, Ciberarte, Hipertexto, Imagética Tecnológica e Mitologia Tecnológica.
Pensamento Plástico; Problemática das Artes Plásticas no século XX Português; O Movimento Surrealista Português; Aspectos simbólicos da Pintura Surrealista Portuguesa; A representação do Corpo na Pintura; Ideologia e Imagética do Estado Novo; Mitodologia e Mitologia; Simbolismo; Imagética Pós-humana.

 

Outras competências/actividades
Membro fundador e actual Coordenador Científico do Centro de Investigação em Ciberarte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2005).
Fundador da revista electrónica "Imago Mundi".
Membro fundador do Centro Francisco de Holanda de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2006).

 

Experiência na orientação
Orientação de teses de Doutoramento:

"Técnicas Mistas no campo da Expressão Plástica" Doutoranda Maria Manuela Lopes Cristovão, candidatura em Artes Plásticas, Departamento de Artes da Universidade de Evora -2002
"Pintura de Francisco de Holanda, Pensamento Plástico de um Saber Pereene" Doutorando Nuno Miguel da Encarnação Afonso, candidatura em Belas-Artes-Pintura, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa - 2002
"Design - A Construção Contínua de Competências" Doutoranda
Alexandra Isabel Cruchinho Barreiro Gomes, candidatura em Engenharia Têxtil- Universidade do Minho - 2004
"O Graffiti: Analogias e Apropriações de uma Arte Marginal", Doutorando: Luís Fernandes de Matos Alves, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2005
"A Imagem Mestiça, Colonialismo e Pós-Colonialismo na Pintura em Portugal e Angola 1930-2001"
Doutoranda: Teresa Matos Pereira, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2006.



Orientação de dissertações de Mestrado:
"A Poesia Experimental Portuguesa 1960-1980"; António Emanuel Joâo Preto, Mestrado em teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2005
"Querubim Lapa - Cerâmica, Identidade e Imaginário"; Maria Clara da Fonseca Borges, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Uma Identidade Construída em terrenos Artísticos: O Escultor Laranjeira Santos - Um Estudo de Caso; Luisa Alexandra Gouveia Pinto Rosa Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Cerâmica, Unidade e Colecção: Porcelanas do Museu Municipal de Portalegre"; Susana da Conceição Pires Guedelha Miguèis, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Da Arte e dos Artistas Insulares-Enquadramentos Possíveis: Nove Casos"; Rui Sérgio Benedito Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Influência e Interferências do e no Desenho: Da Alternativa Zero à PerspectiVA /1977-1997; Isabel Maria Godinho D. Ribeiro Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes - 2003
"O Feminino no Surrealismo Português - António Pedro, Dacosta e Vespeira"; Michele C. Rocha; Mestrado em Teoria da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Cruz Felipe Viagem do Tempo do Cinema ao Interior do Tempo da Pintura"; Elisa Maria Soares, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2002
"Influências e Interferências do e no Desenho: da Alternativa Zero à Prespectiva 1977-1997"; Isabel Maria Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Idade Electrónica: Arte e Tecnologia"; Graciete Prazeres Claro; Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes – 2001.

 

Participação em projectos
Projecto de Investigação "Homem, Maquina e Sociedade" Investigador Principal Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill, Faculdade de Belas-Artes de Bilbau - Universidade do País Basco, início 2000 (investigação em realização).
Projecto "Fabricarte" a convite Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill integra a comissão do concelho científico da referida publicação.
Projecto "Tapeçaria, Matérias e Materiais, Desenho Textil" Investigador Principal, Investigação Artistica científica e tecnologica, Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa, 2000 a 2003 (Investigação realizada).
Projecto "Arteteoria" - Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa, membro fundador e integra o concelho de redação (publicação anual).
 

Prémios e Distinções
1989, Prémio de Pintura da Caixa Geral de Depósitos, Galeria de Arte do Casino do Estoril - Caixa Geral de Depósitos
1989, Prémio de Pintura do 3.º Prémio de Artes Visuais da cidade do Montijo - Câmara Municipal do Montijo.
1988, Menção Honrosa de Pintura do 3.º Salão Primavera, Galeria de Arte do Casino do Estoril

 

Publicações

Teses

Ciberarte, Imaginário Ciberpunk ou a Implosão do Futuro,
Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 1996 (policopiado).
Ciberespaço como Matéria do Sonho, Tribos e Territórios Virtuais,
Lisboa, Universidade Aberta, 1994, Dissertação de Mestrado em Educação Comunicacional Multimédia (policopiado).
Madonna della Vittoria, versus Sacra Conversazione., Visibilidade e Legibilidade do Discurso Pictórico,
Lisboa, Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões,
Universidade Nova de Lisboa, 1992, Pós-Graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso (policopiado).

 

Capítulos de livros

"Linguagem Informática e Realidade Visual", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Didáctica da Educação Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, nº83, 1995, pp. 161-180. Lisboa, 2000.
"Diversidade dos Modos de Compor em Relação com os Modos do Formar", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Composição e Forma Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, 2002. Lisboa 2002(no prelo).

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

"O Conceito de "Citor" e a Implosão do Imaginário Humano",ArteTeoria, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,Lisboa, nº 8, 2006, pp.286-297
"Ciberespaço e a Arquitectura dos "Não Lugares" para Homens sem Qualidades", Teoria da Arte, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 7, 2006, pp. 179-189
"Hipertexto, Axis Mundi das Manifestações Tecno-Artísticas, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 6, 2005, pp. 31-40.