Ofélia Cardoso

Professora Adjunta na Escola Superior de Dança, Curso de Especialização de Pós-Licenciatura na Especialidade de Performance Artística-Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana, da UTL (2009) e Licenciatura em Dança - Ramo Espetáculo (ESD) (2001).

Frequentou, em Nova Iorque, os cursos no "Merce Cunningham Studio" e na "School for Criative Movement" de Jack Winner. Fez workshops de composição com Ramon Oller, Wim Vandekeybus, Catherine Diverés, Nigel Charnock, Paulo Ribeiro, Laurie Booth, Donna Uchizono, Javier de Frutos, Jean-Marc Colet, Rui Horta, Alicia Soto.

Integrou, entre 1990 e 1993, a Companhia RE.AL, de João Fiadeiro, onde colaborou como intérprete e assistente de ensaio. Interpretou obras de coreógrafos como Águeda Sena, Vasco Wellenkamp, Joana Providência, Marta Lapa, Sofia Silva, Lucilene Almeida, e Jiska Morgenthal.

Foi assistente de ensaios, dos coreógrafos Aimé de Ligniere, Amélia Bentes, Benvindo Fonseca, Henri Ouguike, Jean Paul Bucchieri, entre outros.

Lecionou e coreografou na Academia de Dança Fontys, Holanda, no Instituto Superior de Dança da Hogeschool Antwerpen, Bélgica, e no Departamento de Dança da Uniarts Helsinki’s Theatre Academy, Finlândia (programa ERASMUS).

Coreografou, as peças Dream Stream (1998/2001), Decisions (2000/2001), Rotinas (2010), E Se… (2012), Tudo está ligado (2013), Moving on (2014) e Emovere (2016) para estudantes da ESD.