Vanda Nascimento

Vanda Maria dos Santos Nascimento nasceu em Angola (1963) onde iniciou a sua formação como bailarina e professora de Dança, na Escola de Dança da Secretaria de Estado da Cultura, em Luanda/ Angola.

Doutorada pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha (2010) realizando um estudo sobre os professores de técnicas de dança no Ensino Artístico Especializado da Dança, em Portugal Continental (publicada on-line). Diplomada pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, respectivamente, com os graus de Licenciatura (1999) e Bacharelato (1990), em Dança – Ramo de Educação.

Diretora da ESD, do IPL (desde abril de 2014). É docente da ESD desde 2001, lecionando, atualmente, no Curso de Licenciatura e no Curso de Mestrado em Ensino de Dança.

Orientadora de vários Estágios no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança. Júri de Provas de Mestrado e Doutoramento e, também, de Provas e Exames em Escolas de Ensino Especializado da Dança.

Publica em 2017 o ensaio “Dançar de novo, mas dói mais quando estou parada: Reflexões sobre o corpo na dança” (Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, 23 (3), pp. 1079-1090), e em 2016 “A (in) visibilidade dos Professores de Técnica de Dança: O reconhecimento que se impõe ”(Alicerces: Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, 6, pp. 178-194. 2016/17).

Coordena o projecto de investigação "A história da Escola Superior de Dança de Lisboa, no contexto do ensino superior, através do mapeamento de objectos escolares" (ESD / IPL, 2017/18). É membro do projeto de Investigação "Estudo biomecânico do movimento étendre" (ISEL / ESD / IPL, 2017/18).

Integra a equipa de investigação do Projeto em aprovação no FCT: (PTDC/CPC-PER/2887/2014): Dança e deficiência em contexto formativo e profissional - Diagnóstico da situação em Portugal (Faculdade de Motricidade Humana (FMH/UTL), Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD), Companhia Paulo Ribeiro (CPR), Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança / pólo na FMH-UTL (INET- MD).

Author's articles