Inês Amaral

Inês Amaral doutorou-se em Ciências da Comunicação (especialidade em Media Interativos) pela Universidade do Minho, em 2012. É Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga, onde é vice-presidente do Conselho Científico, cocoordenadora do Gabinete de Projetos e Inovação e coordenadora científica da Licenciatura em Multimédia. Ensina na área da Comunicação Digital. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais, literacia mediática e digital, tecnologias e envelhecimento ativo, audiências e consumos mediáticos na era digital. É membro da IAMCR, ECREA, INSNA, COST e SOPCOM. Atualmente integra o projeto europeu Media in Action e três ações do COST: IS1402 – Ageism from a Multi-National, Interdisciplinary Perspective; CA15122 Reducing Old-Age Social Exclusion: Collaborations in Research and Policy; e IS1401ELN Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network. É cocoordenadora do grupo Civic Tech da APDSI que visa criar e utilizar ferramentas digitais para promover a participação cívica informada e a defesa dos direitos humanos. É cofundadora da Associação Portuguesa de Formação e Ensino a Distância.