Oksana Kurtash

Nascida a 13 de julho de 1991 na Ucrânia, Oksana Kurtash começou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na escola de música Volodymyr Ivassyuk (Ucrânia).

 Desde então que participou em vários concursos a nível nacional tendo ganho vários prémios. Em 2005 concluiu o curso de violino dessa mesma escola e veio para Portugal. Continuou os seus estudos musicais, passando pela Academia de Música de São João da Madeira na classe de violino do professor Richard Tomes e Academia de Música de Paços de Brandão na classe do professor Augusto Trindade sendo esta a escola onde concluiu o 8º grau em violino em regime articulado.

Em 2013 terminou licenciatura em música variante instrumento- violino na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco na classe de professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade.No mesmo ano ingressou no Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição, dando-se a sua conclusão em março de 2017.

Durante o seu percurso académico realizou masterclasses com David Loyd, Augusto Trindade e Zofia Wóycicka. Para além disso trabalhou com maestros como Lutz Kohler, Osvaldo Ferreira, Ernst Schelle, Josep Vincent, Pedro Neves, Pedro Carneiro, Mauriccio Dini Diacci, Luís Carvalho, entre outros…

Ao longo do seu percurso de formação e profissional, colaborou com a Jovem Orquestra Nacional de Espanha (JONDE), The World Orchestra, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, entre outras…

Na área de ensino, passou pelo Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar e Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes) entre 2014 e 2016. Desde setembro de 2016 é professora de violino no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.