Raquel Alveirinho Correia

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Necessidades Educativas Especiais pela Ordem dos Psicólogos. Mestre em Psicologia com Pré-Especialização pela Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Frequenta o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica – área temática: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Desde 2011 é Psicóloga Clínica na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco e Coordenadora do Centro de Atividades Ocupacionais da mesma instituição. É Psicóloga no Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Colabora, como Assistente convidada, na lecionação de unidades curriculares na ESE e Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do IPCB.

Integra a rede de investigadores do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem apresentado diversas comunicações em Congressos, Conferências e Seminários nacionais e internacionais e é autora de artigos em revistas internacionais. Em 2016 recebeu um prémio científico da International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities (IASSIDD), em reconhecimento do seu contributo para a investigação científica na área da deficiência intelectual, durante o Congresso Mundial IASSIDD, em Melbourne, na Austrália.