Maria João Seabra-Santos

Licenciada e doutorada em Psicologia/Avaliação Psicológica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) onde é Professora e Investigadora. Mentora certificada do programa Anos Incríveis Básico para Pais. Na FPCE-UC é Professora titular das unidades curriculares de Avaliação Psicológica II e Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica. Orientadora de teses de mestrado e doutoramento em Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica. Foi responsável pela adaptação e validação de instrumentos de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar (e.g., WPPSI-R; TABC-R). Integrou a equipa de investigação de 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, incluindo as aferições e validações portuguesas das escalas de inteligência de Wechsler WPPSI-R e WISC-III (1998-2002) e da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (2002-2006), e um estudo de eficácia de programas da série Anos Incríveis (Early prevention/intervention in disruptive behavior disorders: Efficacy of parents and teachers programmes) (2010-2014). Assegurou a coordenação científica do projeto Anos Incríveis para a promoção da saúde mental, financiado pelo mecanismo EEA Grants (PT06, 51SM4), enquadrado no programa “Iniciativas em Saúde Pública” (2015-2017). Membro integrado do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), no grupo: Relationships, development and health. Autora de capítulos de livros e artigos sobre avaliação psicológica e sobre intervenções empiricamente validadas, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Author's articles