Joaquim Bonifácio Costa

Professor Adjunto na ESART do IPCB Membro da Comissão Científica do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário e Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Artes e Design. É Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Exerceu funções docentes no ensino básico e secundário de 1978 a 1988, sendo professor profissionalizado em ensino secundário desde 1988. Assistente na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) de 1988 a 2000. Nesse período foi membro da Assembleia Estatutária do IPCB, do Conselho Geral do IPCB e membro do Conselho Pedagógico da ESE.
De 2000 a 2005 Equiparado a Professor Adjunto e desde 2005 Professor Adjunto da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do IPCB. Na ESART foi Coordenador dos cursos de Licenciatura em Design de Moda e Têxtil e Design de Interiores e Equipamento e do Mestrado em Design de Interiores, foi Presidente da Assembleia de Representantes da ESART e Presidente do Conselho Pedagógico da ESART, e membro do Conselho Geral do IPCB. Colaborou e/ou coordenou a elaboração de diversos planos de estudos e suas revisões na ESE e na ESART.
Colaborou e lecionou unidades curriculares na criação do Bacharelato de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia do IPCB. Colaborou na elaboração do plano de estudos do curso de Licenciatura em Design da Paisagem em parceria da Escola Superior Agrária do IPCB com a ESART. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de 1996 a 2009. Exerceu arquitetura como profissional liberal de 1980 a 1990. É autor a título individual, e em parceria com outros profissionais, de diversos trabalhos no âmbito da arquitetura e urbanismo, do design de interiores, do design de equipamento e do design gráfico. Nas mesmas áreas colaborou em júris de concursos de âmbito nacional e internacional. É autor de diversos artigos e outros trabalhos científicos no âmbito do ensino da geometria em cursos de design e artes visuais.