Nuno Miguel Pinto Pinheiro

Nuno Pinheiro nasceu a 18 de Janeiro de 1992 em Castelo Branco. Aos 8 anos tem o primeiro contacto com a vida musical na Banda Filarmónica Idanhense com o Maestro Carlos Monteiro. Com 13 anos ingressa no Conservatório Regional de Castelo Branco, tendo como Professores de Clarinete Pedro Ladeira e Carlos Silva.

Frequentou masterclasses de clarinete com os professores: Sérgio Neves, João Moreira, Virgínia Figueiredo, Carlos Ferreira,  Hélder Tavares, Carlos Alves, Iva Barbosa, Josef Fuster, Luís Gomes, Cândida Oliveira, Justo Sanz, Vítor Matos, Etienne Lamaison, entre outros.

Na área da direção instrumental participou em cursos com os Maestros: Fernando Marinho, António Menino, Osvaldo Ferreira e Nuno Osório.

No que respeita à formação pedagógica, participou nas Semanas de Desenvolvimento organizadas pelo Hospital Amato Lusitano, subordinadas ao tema do desenvolvimento infantil. Frequentou cursos com os professores Jos Wuytack, Graça Boa Palheiros, Cristina Brito da Cruz e Lászlo Nemes.

Em 2013 concluiu a Licenciatura em Música - Variante de Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Foi Formador de Clarinete e Saxofone na Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco. Desempenhou também a função de Maestro da Orquestra de Sopros e Percussão da Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco. Em Janeiro de 2018 concluiu o Mestrado em Ensino, Variante de Formação Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Atualmente é Professor de Formação Musical e Música de Conjunto – Coro, no Conservatório de Música de Santarém. Desempenha também as funções de Maestro e Diretor Pedagógico da Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Tinalhas.