Carlos Duarte

Carlos A. M. Duarte nasceu em Moçambique (29-07-1962). É licenciado em Design, na opção de Design Industrial, pelo IADE - Escola Superior de Design, doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade da Beira Interior e agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde apresentou uma lição intitulada “Simplicidade, um parâmetro de Engenharia e do Design”. É ainda detentor de uma certificação  em Formação Avançada em Políticas e Gestão da Inovação, no âmbito do PROINOV - Programa Integrado de Apoio à Inovação, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros do XIV Governo Constitucional de Portugal. É desde 2014, professor catedrático do IADE - Universidade Europeia.

Assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Design (2006–2012); Presidente do Conselho de Direção do IADE - Escola Superior de Marketing e Publicidade (2007–2012); Presidente do IADE (2008-2014); Reitor do IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (2014-2016).

Atualmente, é Vice-reitor para área de Ensino e Formação, Internacionalização e Empregabilidade da Universidade Europeia. Anteriormente, exerceu o cargo de Pró-reitor para as Relações Internacionais e Interinstitucionais (2017-2019). Colabora ainda com a Rede Nacional de Mentores, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., no âmbito da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – StartUP Portugal (desde 2015); é membro na qualidade de “stakeholder” do Projeto KATCH_e: uma Aliança de Conhecimento entre instituições do ensino superior, empresas e centros de investigação com o objetivo de construir, reforçar e partilhar experiências e competências no campo do design e desenvolvimento de produtos/ serviços para a Economia Circular (EC) e a Sustentabilidade, nos sectores da construção e do mobiliário, projeto liderado pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia e pela Universidade de Aveiro, que conta ainda, com outras entidades parceiras de Portugal, Espanha, Áustria e Dinamarca.

Exerceu também as seguintes funções: Diretor das Relações Institucionais da Laureate em Portugal (2017-2019); Vogal de Direção da Talent-ID - Associação para a Investigação em Design, Marketing e Comunicação (2012-2015); Diretor Executivo da UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação (2002-2008); Coordenador do Grupo de Design & Engenharia de Produto do Departamento de Optoelectrónica do INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (1999-2004); Diretor de Produção da Fidúcia Lusa - Serviços e Tecnologias de Informação, Lda. (1998-2002); Vice-Presidente da Secção dos Oceanos da Sociedade de Geografia de Lisboa (2001-2011).

Foi membro da Comissão de Especialistas em Design e Artes Plásticas, da DGES – Direção Geral do Ensino Superior (2006-2009); membro do Painel de Avaliação do Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-doutoramento na área da Arquitetura, Urbanismo e Design, da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (2012); membro do Júri para os Prémios Nacionais de Design, Troféu Sena da Silva – Carreira, Centro Português de Design (2003).

Foi distinguido como sócio honorário do Clube de Criativos de Portugal (2016); com o Prémio de Sustentabilidade Gold Mercury e Personalidade do Ano, atribuído pela Gold Mercury International e a AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (2010); com uma Menção Honrosa no Prémio João Branco em Design, atribuído pela Universidade de Aveiro (2007); com uma Menção Honrosa no Prémio ANIMEE de Inovação e Criatividade, atribuído pela ANIMEE - Associação Portuguesa de Empresas do Sector Elétrico e Eletrónico (1999).

Desde 2003, coorganizou várias conferências internacionais bianuais da UNIDCOM/IADE, intituladas “Senses & Sensibility", já com nove edições realizadas; foi ainda coorganizador do ARW-NATO em Eilat, Israel - Advanced Research Workshop: Hypermedia Seduction for Terrorist Recruiting, em associação com a Freie University of Berlin, Alemanha e o Institute for Counter-Terrorism, Herzliya, Israel (2006).

Publicou em revistas indexadas, capítulos de livros e artigos em atas de reuniões científicas internacionais, bem como, supervisionou com sucesso estudantes de doutoramento e de mestrado. Participou, ainda, em mais de 50 júris nacionais e internacionais para provas de mestrado, doutoramento e de agregação, bem como em 15 júris para recrutamento de docentes, para sete instituições de ensino superior públicas.

Domínio de especialização: design industrial ou de produto e a sua relação com os sistemas de crenças para o estabelecimento de uma medida relativista da simplicidade e da complexidade, enquanto parâmetro quantitativo para as diferentes existências em design.

ORCID ID: orcid.org/0000-0002-1811-7608