Katja Tschimmel

Formadora e Consultora. Investigadora e Professora Universitária. Conferencista e Moderadora.

Trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE – Consultoria e Formação em Criatividade e Design) e o académico (Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Porto Business School e Laurea University).

Doutorada em Design (Universidade de Aveiro), Master em Criatividade Aplicada (Universidade de Santiago de Compostela) e Licenciada em Design (ESAD), investiga as áreas de Pensamento Criativo, Design Thinking, Processos Criativos e Inovação há mais de 20 anos.

Apresenta o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, tendo sido keynote speaker em numerosos eventos.

Publica regularmente na área da criatividade e do design, tendo publicado os livros Processos Criativos. A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade (2011), o Modelo de Design Thinking Evolution 62, licenciado em Creative Commons (2015), e recentemente o livro The Creativity Virus - a book about and for Creative Thinking (2019).

Katja foi durante 15 anos Professora na Escola Superior de Artes e Design Matosinhos, onde coordenou entre 2014 e 2017 o projeto europeu D-Think (Design Thinking applied in Education and Training) no âmbito do Programa Erasmus+, KA2 - Cooperation and Innovation for Good Practices, e em 2014/15 a primeira pós-graduação em Design Thinking in Portugal.

Como formadora tem uma vasta experiência na conceção e realização de cursos e workshops relacionados com a Criatividade e a Inovação, Processos Criativos nas Organizações, Técnicas do Pensamento Criativo e (Service) Design Thinking.

Nascida na Alemanha, Katja Tschimmel vive desde 1990 no Porto, a cidade que adotou e onde se sente em casa.