Débora Bessa Severiano

Nascida em 1990, Débora Bessa fez o seu percurso de estudos em Flauta de Bisel primeiramente no Conservatório das Caldas da Rainha e depois no Instituto Gregoriano de Lisboa. Foi admitida em Flauta de Bisel na Universidade de Évora onde estudou durante um ano, e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco onde posteriormente completou o mestrado em ensino de música e o mestrado em música.

Esteve envolvida como instrumentista em vários projetos desde a música antiga à música contemporânea, contando com colaborações com músicos como António Carrilho, Christopher Bochmann e Zoltan Pauliny, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Maestro Nicholas Kraemer, com a orquestra La Nave Va, com Os Músicos do Tejo, e com o grupo Ars Eloquentia.

O explorar de novos caminhos no mundo da música levou-a ao estudo da direção orquestral com várias participações em cursos e masterclasses com os Maestros Robert Houlihan, Tiago Oliveira, Adelino Mota, João Fernandes, José Pedro Figueiredo, e Rui Silva; e ao estudo da pedagogia da música na primeira infância nos cursos orientados por Paulo Lameiro na SAMP.

Atualmente leciona na Escola de Música Luís António Maldonado, em Torres Vedras, e coordena a Escola de Música da Sociedade Filarmónica Ermegeirense, cuja direção artística da instituição também assume desde junho de 2017.

Author's articles