Alexandra Cruchinho Gomes

rofessora da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 1999.
É investigadora do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 2007.
É Doutorada em Gestão e Design pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho com Dissertação sobre o tema: Design – A construção contínua de competências, desde 2009.
Integra o Grupo de Coordenação Institucional do Processo de Bolonha do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Foi Desenhadora Gráfica, Arte finalista e Maquetista no Gabinete de Marketing do Metropolitano de Lisboa entre 1992 e 1995. Posteriormente, e até 1999, executou diversos trabalhos, como free lancer, na área do Design Gráfico, para empresas como McErikson Portugal, EPG TBWA, Citroën, Ideias e Cores, Intermarchê, etc.
Também tem coordenado diversas iniciativas na área da Moda, nomeadamente a realização de Desfiles, quer ao nível académico, quer ao nível de organização de camarins, com a Designer de Moda Alexandra Moura, entre outros.
A sua linha de investigação está direcionada ao Design de Moda, mais especificamente na produção e comunicação e história.