Fernando Manuel Raposo

Nascido em 1959, é licenciado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESE) e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pela ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Doutor em Desenvolvimento Curricular e Metodologias de Ensino/Artes Visuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Iniciou a actividade de docente como Assistente na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, em Outubro de 1994, tendo-lhe sido atribuídas funções de Professor Adjunto, em 1998, na Área Cientifica de Artes e Tecnologias.
Em Julho de 1999 foi nomeado Director da Escola Superior de Artes Aplicadas, onde lecciona as unidades curriculares da Área da Expressão Plástica e coordena a Unidade Científico-Pedagógica de Comunicação e Artes Visuais.
Desde aquela data é membro do Conselho Científico da Escola de Artes, membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Para além da actividade regular de docente, foi responsável por várias acções de formação no domínio da Expressão Plástica (Formação Contínua de Professores e Outros).
Coordenou as actividades culturais do IPCB, desde 1995 e integra diversos secretariados na realização de encontros relacionados com as Artes e a Educação.
Desde Outubro de 2008 coordena a área de edições do IPCB do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Author's articles

• Como se produz a aprendizagem artística
  • O Ensino Superior das Artes Visuais na União Europeia, à Luz do Processo de Bolonha
  • Análise da relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudante, por tipo de ensino, na configuração do ECTS dos cursos de artes visuais