Lucas Farinelli Pantaleão

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Graduação em Artes Plásticas (1981) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Sociologia da Arte, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade de São Paulo. Pesquisa de Pós-Doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales, no Centre de Histoire et Theorie de l'Art, Paris (1993-1995). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina, Paraná e da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP/Bauru. Atua na graduação (artes plásticas; design) e pós-graduação (design). É do conselho científico da Revista da UFP, Universidade Fernando Pessoa, Portugal, e da Revista Educação Gráfica, FAAC, UNESP. Tem experiência na área de Artes Visuais, Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas e visuais; design; comunicação visual; arte, design e criatividade; história e teoria da arte e do design; artes, design, ciência cognitiva e novas tecnologias.