Suzana Dias

Designer de comunicação e professora adjunta da Escola Superior de Design (ESD/IPCA) no curso de licenciatura de Design Gráfico.

Doutorada em Arte e Design pela FBAUP (2015), com a tese intitulada: “Design como Processo _ uma reflexão sobre a dimensão lúdica, participativa e relacional para o design contemporâneo”. A sua área de investigação atual foca a importância dos aspetos imateriais do design, e o design no contexto educativo.

É licenciada em Design Gráfico pela FBAUP (1996), e expande a sua formação para a área da multimédia, concluindo o mestrado em Som e Imagem na U. Católica Portuguesa (2002), com a dissertação intitulada E-dentidade, do Analógico ao Digital na Construção da Identidade Contemporânea” (dissertação e CD-ROM).

Deu início à atividade letiva em 1994, no Ensino Secundário (1994-2002).

Lecionou na Escola Superior Artística do Porto (2001 até 2009).

Desde 2006 até à atualidade leciona no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

É coautora e designer do manual de Teoria do Design – Desígnio – editado pela Porto Editora (2001-2015), com uma adoção nacional nos cursos de artes. Entre 1998 a 2004, é selecionada em diversos concursos nas áreas do design gráfico e digital.

Possui diversas comunicações e publicações científicas em congressos nacionais e internacionais.