Raquel Ponte

Raquel Ferreira da Ponte, designer brasileira, é formada em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Design Gráfico pela Universidade Estácio de Sá, cursou MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ). Seu projeto situou-se na linha de pesquisa Design, Teoria e Crítica, e intitulou-se Reflexões sobre o processo semiótico da identidade televisiva: o sonoro, o visual e o verbal nas vinhetas. Para o desenvolvimento de sua dissertação, se fundamentou na semiótica peirciana.

________

Raquel Ferreira da Ponte, brazilian designer, has a B.A. in Social Communication – Cinema from the Universidade Federal Fluminense (UFF) [Fluminense Federal University], a B. Sc. in Graphic Design from the Universidade Estácio de Sá [Estácio de Sá University] and an MBA in Marketing from the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) [Catholic University of Rio de Janeiro] and has a Master's degree in Design from Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ) [State of Rio de Janeiro's Industrial Design Postgraduate School]. Her project was entitled Considerations on the semiotic process of television identity: sounds, images and texts in the vignettes, in the Design, Theory and Criticism area of research, and the theoretical framework of her dissertation was Peircean semiotics.