Almeida Leonardo

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne. Realizou o pós-doutorado, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq.  Professor Adjunto I do Departamento de Fundamentos das Ciências e Sociedade da Universidade Federal Fluminense (PUCG). Membro do corpo editorial do periódico LER – Leitura em Revista Autor do livro Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária (Juruá, 2009). Publicou diversos artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, psicologia clínica, estudos contemporâneos da subjetividade, linguagem e construção de subjetividade.

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne. Realizou o pós-doutorado, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq.  Professor Adjunto I do Departamento de Fundamentos das Ciências e Sociedade da Universidade Federal Fluminense (PUCG). Membro do corpo editorial do periódico LER – Leitura em Revista Autor do livro Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária (Juruá, 2009). Publicou diversos artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, psicologia clínica, estudos contemporâneos da subjetividade, linguagem e construção de subjetividade.