Maria Calado

Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes (Portugal, 1948) licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, obteve a pós-graduação em Museologia (Curso de Conservador de Museus e Palácios) e doutorou-se em Arquitectura (especialidade de História e Teoria da Arquitectura) na Universidade Técnica de Lisboa com a tese intitulada “A Cultura Arquitectónica em Portugal 1880-1920. Tradição e inovação”. É docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde coordena a área científica de História e Teoria e dirige o mesmo departamento.

Desenvolve investigação nos domínios da arquitectura e urbanismo, museologia, história e património cultural e é autora de obras publicadas sobre as referidas matérias. Colaborou em trabalhos distinguidos, entre quais se destaca o Premio José de Figueiredo 2008 conferido pela Academia Nacional de Belas Artes, o Prémio Internacional Inácio de Lecea 2007/2008, conferido pelo Public Art and Urban Design Observatory da Universitat de Barcelona.

Colaborou em planos de salvaguarda de centros e áreas históricas e projectos de reabilitação e valorização urbana, com destaque para a Carta do Património de Lisboa. Coordenou as Jornadas Europeias do Património do Conselho da Europa em 2002 e 2003 e dirigiu o Laboratório de Valorização do Património da FAUTL entre 2004 e 2009.