Madalena Ribeiro

Licenciada em 1994 em Matemática, pela Universidade de Coimbra (Portugal), no ramo de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica, ganhou uma bolsa de estudo e a oportunidade de desenvolver o trabalho de fim de curso no Instituto de Pesquisa em Computação Gráfica, Fraunhofer (FHG-IGD), em Darmstadt (Alemanha).

Iniciou a sua carreira no ensino superior, no início do ano letivo de 1995/1996, na Escola Superior de Tecnologia – IPCB. Obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo IST - Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), em 2001, altura em que encetou a colaboração com a Escola Superior de Artes Aplicadas – IPCB, para onde transitou em 2005, para cumprir funções de professora adjunta. Atualmente, encontra-se a fazer o doutoramento em Engenharia Informática, na Universidade da Beira Interior.

Tem estado ligada às áreas da web (Web Design e Linguagens de Programação para a Web), sobretudo na perspetiva da Interatividade com o utilizador, assim como às linguagens de programação gráficas ou que integram conteúdos de caráter visual. A sua ligação à Computação Gráfica e ao Web Design foram determinantes para delinear o seu campo de interesse, que se situa nos seguintes domínios: Cor, Interface com o utilizador, Interatividade, Acessibilidade, Web Design, Processamento de Imagem e Visualização.