Fernando Oliveira

Fernando Oliveira é aluno do Curso de Doutoramento em design da FA/UL desde 2010 e é Mestre em Design e Cultura Visual (IADE, Lisboa, 2007). Tem uma licenciatura em Design Visual (IADE, Lisboa, 1994). Está no ensino superior há mais de 15 anos no IADE-CREATIVE UNIVERSITY e, actualmente, lecciona as unidades curriculares de Estudos de Tipografia e Projecto de Cultura Visual (MA em Design e Cultura Visual), Projecto de Design Visual (BA em Design) e Branding (MA em Branding e Moda — IADE + UBl). É colaborador da unidade de investigação do IADE (UNIDCOM) e membro do Conselho Pedagógico da mesma instituição.

 É autor dos workshops «Picto(move)grams», leccionado na escola alemã - Hoschule für Gestaltung Schwäbisch Gmünd em 2009; «Pictogram Stories», leccionado na Ljubljana Design Academy na Eslovénia em 2011; «DiaBrands», leccionado na Ljubljana Design Academy na Eslovénia em 2013.

 Tem participações activas em conferências internacionais, textos de autor publicados na área da tipografia e uma tese de Mestrado sobre a Cultura tipográfica em Portugal nos anos 40. É autor e coordenador da exposiçao TYPE STUDIES 2013, que vai integrar a bienal da EXPERIMENTA DESIGN.

 Como profissional independente é especialista em sistemas de identidade visual das quais são exemplos, recentes, a CORQUE — DESIGNING LIVING OBJECTS, o IADE — CREATIVE UNIVERSITY, as AREIAS DO SEIXO — Hotel de Charme ou o ATRIUM INVESTIMENTOS.