Bartolomeu Adalberto Figueiredo Paiva

Bartolomeu Paiva é licenciado em Educação Visual e em Arquitetura, mestre em Supervisão e doutor em Design, possuindo ainda o título de especialista em Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação.
Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC) desde 1999, vem lecionando em cursos de licenciatura, formação complementar, formação especializada e mestrado nas áreas da educação, da arte e do design.
Na ESEC é membro do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico, sendo atualmente presidente do Departamento de Artes e Tecnologias, coordenador da Área Científica de Artes Visuais e diretor do Curso de Arte e Design.
Na qualidade de investigador-colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tem produzido artigos enquanto autor e coautor e participado em eventos científicos, educativos, artísticos e culturais nas áreas da educação, da supervisão da formação, do design e da arquitetura, assumindo a urbanidade das cidades como mote de referência.
Membro da Ordem dos Arquitetos, é autor de vários projetos de arquitetura, tendo coordenado ainda exposições e intervenções criativas nos domínios da educação, da arte e do design em espaços escolares e do património cultural.