Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Formação académica

 
Doutoramento na Faculdade de Belas-Artes, aprovado por unanimidade, 1995
Mestrado na Universidade Aberta , Muito Bom, aprovado por unanimidade, 1993
Pós-graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso na Universidade Nova de Lisboa , Muito Bom, 1985
Licenciatura na Faculdade de Belas-Artes, 17 Valores, 1983
Bacheralato na Faculdade de Belas-Artes, 16 Valores

 

 

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais

Desde Abril 2001, Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva, Faculdade de Belas-Artes
de 1996 a 2001, Professor Auxiliar, Faculdad de Belas-Artes
de 1996 a 1997, Professor Auxiliar Convidado, Universidade Aberta
de 1992 a 1995, Assistente 2.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1989 a 1992, Assistente 1.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1987 a 1989, Assistente Eventual, Faculdade de Belas-Artes
desde Dezembro 2004, Professor Associado, Faculdade de Belas-Artes

 

 

Área de actividade científica

Pintura; Tapeçaria; Desenho; Introdução às Artes Plásticas e Design; Pensamento Plástico Visibilidade e Legibilidade (Mestrado em Teorias da Arte); Didáctica da Educação Visual; Novas Tecnologias na formalização do Discurso Artístico; Arte e Tecnologia; Ciberarte; Tecnoculturas; Ciberespaço; Cibercultura; Hipertexto como Saber Comum; Multimédia e Novas tecnologias da Comunicação e Informação; e Linguagem Informática e Realidade Virtual.
 

 

 

Domínio de especialização

Belas-Artes; Pintura; Pensamento Plástico; Ciberespaço; Ciberarte; Cibercultura; Hipertexto; Estudos Artísticos; Pensamento Tradicional; Iconografia e Iconologia; Simbologia.

 

Actuais interesses de investigação

A importância do saber tecnológico na formação do discurso artístico; Conceitos de Ciberespaço, Cibercultura, Ciberarte, Hipertexto, Imagética Tecnológica e Mitologia Tecnológica.
Pensamento Plástico; Problemática das Artes Plásticas no século XX Português; O Movimento Surrealista Português; Aspectos simbólicos da Pintura Surrealista Portuguesa; A representação do Corpo na Pintura; Ideologia e Imagética do Estado Novo; Mitodologia e Mitologia; Simbolismo; Imagética Pós-humana.

 

 

Outras competências/actividades

Membro fundador e actual Coordenador Científico do Centro de Investigação em Ciberarte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2005).
Fundador da revista electrónica "Imago Mundi".
Membro fundador do Centro Francisco de Holanda de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2006).

 

 

 

Experiência na orientação 

Orientação de teses de Doutoramento:



"Técnicas Mistas no campo da Expressão Plástica" Doutoranda Maria Manuela Lopes Cristovão, candidatura em Artes Plásticas, Departamento de Artes da Universidade de Evora -2002
"Pintura de Francisco de Holanda, Pensamento Plástico de um Saber Pereene" Doutorando Nuno Miguel da Encarnação Afonso, candidatura em Belas-Artes-Pintura, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa - 2002
"Design - A Construção Contínua de Competências" Doutoranda
Alexandra Isabel Cruchinho Barreiro Gomes, candidatura em Engenharia Têxtil- Universidade do Minho - 2004
"O Graffiti: Analogias e Apropriações de uma Arte Marginal", Doutorando: Luís Fernandes de Matos Alves, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2005
"A Imagem Mestiça, Colonialismo e Pós-Colonialismo na Pintura em Portugal e Angola 1930-2001"
Doutoranda: Teresa Matos Pereira, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2006.



Orientação de dissertações de Mestrado:


"A Poesia Experimental Portuguesa 1960-1980"; António Emanuel Joâo Preto, Mestrado em teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2005
"Querubim Lapa - Cerâmica, Identidade e Imaginário"; Maria Clara da Fonseca Borges, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Uma Identidade Construída em terrenos Artísticos: O Escultor Laranjeira Santos - Um Estudo de Caso; Luisa Alexandra Gouveia Pinto Rosa Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Cerâmica, Unidade e Colecção: Porcelanas do Museu Municipal de Portalegre"; Susana da Conceição Pires Guedelha Miguèis, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Da Arte e dos Artistas Insulares-Enquadramentos Possíveis: Nove Casos"; Rui Sérgio Benedito Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Influência e Interferências do e no Desenho: Da Alternativa Zero à PerspectiVA /1977-1997; Isabel Maria Godinho D. Ribeiro Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes - 2003
"O Feminino no Surrealismo Português - António Pedro, Dacosta e Vespeira"; Michele C. Rocha; Mestrado em Teoria da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Cruz Felipe Viagem do Tempo do Cinema ao Interior do Tempo da Pintura"; Elisa Maria Soares, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2002
"Influências e Interferências do e no Desenho: da Alternativa Zero à Prespectiva 1977-1997"; Isabel Maria Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Idade Electrónica: Arte e Tecnologia"; Graciete Prazeres Claro; Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes – 2001.

 

 

Participação em projectos

Projecto de Investigação "Homem, Maquina e Sociedade" Investigador Principal Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill, Faculdade de Belas-Artes de Bilbau - Universidade do País Basco, início 2000 (investigação em realização).
Projecto "Fabricarte" a convite Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill integra a comissão do concelho científico da referida publicação.
Projecto "Tapeçaria, Matérias e Materiais, Desenho Textil" Investigador Principal, Investigação Artistica científica e tecnologica, Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa, 2000 a 2003 (Investigação realizada).
Projecto "Arteteoria" - Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa, membro fundador e integra o concelho de redação (publicação anual).
 
 
 
 
 

Prémios e Distinções

1989, Prémio de Pintura da Caixa Geral de Depósitos, Galeria de Arte do Casino do Estoril - Caixa Geral de Depósitos
1989, Prémio de Pintura do 3.º Prémio de Artes Visuais da cidade do Montijo
Câmara Municipal do Montijo
1988, Menção Honrosa de Pintura do 3.º Salão Primavera, Galeria de Arte do Casino do Estoril
 
 
 

Publicações

 

Teses

 

Ciberarte, Imaginário Ciberpunk ou a Implosão do Futuro,
Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 1996 (policopiado).

Ciberespaço como Matéria do Sonho, Tribos e Territórios Virtuais,
Lisboa, Universidade Aberta, 1994, Dissertação de Mestrado em Educação Comunicacional Multimédia (policopiado).

Madonna della Vittoria, versus Sacra Conversazione., Visibilidade e Legibilidade do Discurso Pictórico,
Lisboa, Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões,
Universidade Nova de Lisboa, 1992, Pós-Graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso (policopiado).

 

 

 

Capítulos de livros

 

"Linguagem Informática e Realidade Visual", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Didáctica da Educação Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, nº83, 1995, pp. 161-180. Lisboa, 2000.

"Diversidade dos Modos de Compor em Relação com os Modos do Formar", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Composição e Forma Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, 2002. Lisboa 2002(no prelo).
 

 

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

 

"O Conceito de "Citor" e a Implosão do Imaginário Humano",ArteTeoria, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,Lisboa, nº 8, 2006, pp.286-297
"Ciberespaço e a Arquitectura dos "Não Lugares" para Homens sem Qualidades", Teoria da Arte, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 7, 2006, pp. 179-189
"Hipertexto, Axis Mundi das Manifestações Tecno-Artísticas, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 6, 2005, pp. 31-40.

Formação académica

 
Doutoramento na Faculdade de Belas-Artes, aprovado por unanimidade, 1995
Mestrado na Universidade Aberta , Muito Bom, aprovado por unanimidade, 1993
Pós-graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso na Universidade Nova de Lisboa , Muito Bom, 1985
Licenciatura na Faculdade de Belas-Artes, 17 Valores, 1983
Bacheralato na Faculdade de Belas-Artes, 16 Valores

 

 

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais

Desde Abril 2001, Professor Auxiliar de Nomeação Definitiva, Faculdade de Belas-Artes
de 1996 a 2001, Professor Auxiliar, Faculdad de Belas-Artes
de 1996 a 1997, Professor Auxiliar Convidado, Universidade Aberta
de 1992 a 1995, Assistente 2.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1989 a 1992, Assistente 1.º Triénio, Faculdade de Belas-Artes
de 1987 a 1989, Assistente Eventual, Faculdade de Belas-Artes
desde Dezembro 2004, Professor Associado, Faculdade de Belas-Artes

 

 

Área de actividade científica

Pintura; Tapeçaria; Desenho; Introdução às Artes Plásticas e Design; Pensamento Plástico Visibilidade e Legibilidade (Mestrado em Teorias da Arte); Didáctica da Educação Visual; Novas Tecnologias na formalização do Discurso Artístico; Arte e Tecnologia; Ciberarte; Tecnoculturas; Ciberespaço; Cibercultura; Hipertexto como Saber Comum; Multimédia e Novas tecnologias da Comunicação e Informação; e Linguagem Informática e Realidade Virtual.
 

 

 

Domínio de especialização

Belas-Artes; Pintura; Pensamento Plástico; Ciberespaço; Ciberarte; Cibercultura; Hipertexto; Estudos Artísticos; Pensamento Tradicional; Iconografia e Iconologia; Simbologia.

 

Actuais interesses de investigação

A importância do saber tecnológico na formação do discurso artístico; Conceitos de Ciberespaço, Cibercultura, Ciberarte, Hipertexto, Imagética Tecnológica e Mitologia Tecnológica.
Pensamento Plástico; Problemática das Artes Plásticas no século XX Português; O Movimento Surrealista Português; Aspectos simbólicos da Pintura Surrealista Portuguesa; A representação do Corpo na Pintura; Ideologia e Imagética do Estado Novo; Mitodologia e Mitologia; Simbolismo; Imagética Pós-humana.

 

 

Outras competências/actividades

Membro fundador e actual Coordenador Científico do Centro de Investigação em Ciberarte da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2005).
Fundador da revista electrónica "Imago Mundi".
Membro fundador do Centro Francisco de Holanda de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2006).

 

 

 

Experiência na orientação 

Orientação de teses de Doutoramento:



"Técnicas Mistas no campo da Expressão Plástica" Doutoranda Maria Manuela Lopes Cristovão, candidatura em Artes Plásticas, Departamento de Artes da Universidade de Evora -2002
"Pintura de Francisco de Holanda, Pensamento Plástico de um Saber Pereene" Doutorando Nuno Miguel da Encarnação Afonso, candidatura em Belas-Artes-Pintura, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa - 2002
"Design - A Construção Contínua de Competências" Doutoranda
Alexandra Isabel Cruchinho Barreiro Gomes, candidatura em Engenharia Têxtil- Universidade do Minho - 2004
"O Graffiti: Analogias e Apropriações de uma Arte Marginal", Doutorando: Luís Fernandes de Matos Alves, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2005
"A Imagem Mestiça, Colonialismo e Pós-Colonialismo na Pintura em Portugal e Angola 1930-2001"
Doutoranda: Teresa Matos Pereira, candidatura em Belas-Artes, Universidade de Lisboa - 2006.



Orientação de dissertações de Mestrado:


"A Poesia Experimental Portuguesa 1960-1980"; António Emanuel Joâo Preto, Mestrado em teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2005
"Querubim Lapa - Cerâmica, Identidade e Imaginário"; Maria Clara da Fonseca Borges, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Uma Identidade Construída em terrenos Artísticos: O Escultor Laranjeira Santos - Um Estudo de Caso; Luisa Alexandra Gouveia Pinto Rosa Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Cerâmica, Unidade e Colecção: Porcelanas do Museu Municipal de Portalegre"; Susana da Conceição Pires Guedelha Miguèis, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Da Arte e dos Artistas Insulares-Enquadramentos Possíveis: Nove Casos"; Rui Sérgio Benedito Rodrigues, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2004
"Influência e Interferências do e no Desenho: Da Alternativa Zero à PerspectiVA /1977-1997; Isabel Maria Godinho D. Ribeiro Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes - 2003
"O Feminino no Surrealismo Português - António Pedro, Dacosta e Vespeira"; Michele C. Rocha; Mestrado em Teoria da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Cruz Felipe Viagem do Tempo do Cinema ao Interior do Tempo da Pintura"; Elisa Maria Soares, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2002
"Influências e Interferências do e no Desenho: da Alternativa Zero à Prespectiva 1977-1997"; Isabel Maria Albuquerque, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - 2003
"Idade Electrónica: Arte e Tecnologia"; Graciete Prazeres Claro; Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas Artes – 2001.

 

 

Participação em projectos

Projecto de Investigação "Homem, Maquina e Sociedade" Investigador Principal Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill, Faculdade de Belas-Artes de Bilbau - Universidade do País Basco, início 2000 (investigação em realização).
Projecto "Fabricarte" a convite Professor Catedrático de Pintura Professor Luis Badosa Conill integra a comissão do concelho científico da referida publicação.
Projecto "Tapeçaria, Matérias e Materiais, Desenho Textil" Investigador Principal, Investigação Artistica científica e tecnologica, Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa, 2000 a 2003 (Investigação realizada).
Projecto "Arteteoria" - Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa, membro fundador e integra o concelho de redação (publicação anual).
 
 
 
 
 

Prémios e Distinções

1989, Prémio de Pintura da Caixa Geral de Depósitos, Galeria de Arte do Casino do Estoril - Caixa Geral de Depósitos
1989, Prémio de Pintura do 3.º Prémio de Artes Visuais da cidade do Montijo
Câmara Municipal do Montijo
1988, Menção Honrosa de Pintura do 3.º Salão Primavera, Galeria de Arte do Casino do Estoril
 
 
 

Publicações

 

Teses

 

Ciberarte, Imaginário Ciberpunk ou a Implosão do Futuro,
Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 1996 (policopiado).

Ciberespaço como Matéria do Sonho, Tribos e Territórios Virtuais,
Lisboa, Universidade Aberta, 1994, Dissertação de Mestrado em Educação Comunicacional Multimédia (policopiado).

Madonna della Vittoria, versus Sacra Conversazione., Visibilidade e Legibilidade do Discurso Pictórico,
Lisboa, Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões,
Universidade Nova de Lisboa, 1992, Pós-Graduação em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso (policopiado).

 

 

 

Capítulos de livros

 

"Linguagem Informática e Realidade Visual", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Didáctica da Educação Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, nº83, 1995, pp. 161-180. Lisboa, 2000.

"Diversidade dos Modos de Compor em Relação com os Modos do Formar", in SOUSA, Rocha de, coordenado por, Composição e Forma Visual, Lisboa, Universidade Aberta, Col. Textos de Base, 2002. Lisboa 2002(no prelo).
 

 

 

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

 

"O Conceito de "Citor" e a Implosão do Imaginário Humano",ArteTeoria, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,Lisboa, nº 8, 2006, pp.286-297
"Ciberespaço e a Arquitectura dos "Não Lugares" para Homens sem Qualidades", Teoria da Arte, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 7, 2006, pp. 179-189
"Hipertexto, Axis Mundi das Manifestações Tecno-Artísticas, Mestrado em Teorias da Arte, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, nº 6, 2005, pp. 31-40.