Suzana Barreto Martins

Designer, ergonomista, pesquisadora em Ergonomia, Design e Sustentabilidade, com ênfase em Ergonomia aplicada à moda e produtos de confecção e Design para Sustentabilidade. Pós-doutorado em Design Sustentável pela Universidade Federal do Paraná; Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Ergonomia e Materiais e Processos Têxteis pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM); Bacharel em Design Industrial pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador e Professor do Departamento de Desenho da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Suzana realizou várias atividades como professora convidada em programas de pós-graduação no Brasil: Mestrado e Doutorado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutoramento em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAULisboa); Mestrado em Tecnologia: Doutorado em Design e Tecnologia: Faculdade de Design, Informática e Design da Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT), Cidade do Cabo, África do Sul.

Suzana desenvolveu a Metodologia OIKOS, para avaliar a usabilidade e conforto da peça de vestuário, e é autora de muitos artigos publicados em congressos, revistas científicas e capítulos de livros. Integra também comissões científicas de congressos na área de Design, Ergonomia e Sustentabilidade. Coordena o grupo de trabalho Moda, Sustentabilidade e Inclusão do Colóquio da Moda; Lidera, juntamente com o prof. Claudio Pereira de Sampaio, o grupo de pesquisa "Design, Sustentabilidade e Inovação" registrado no CNPq, e coordena o projeto de pesquisa "Design para a Sustentabilidade Aplicada à Indústria Têxtil com ênfase na Inovação Tecnológica" é atualmente financiado pela Fundação Araucária, com quatro patentes de invenção já solicitadas. Representa também a LeNS Network on Sustainability (LeNS), uma iniciativa liderada pelo Instituto Politécnico de Milão, no Brasil e na América Latina.

Author's articles