Helena Grácio

Licenciada desde 2001 pela Universidade Lusíada de Lisboa. Começou sua carreira profissional um designer em gráfica e em design de produto. Em 2005 fez uma especialização em joalharia contemporânea na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, que levou a um projeto em objetos de adorno com matérias primas tradicionais portuguesas.

Em 2007 foi co-fundadora da Oficina do Desenho, uma associação cultural sem fins lucrativos cultural, onde lecionou na área de desenho e ilustração.  Em 2009, inicia o Doutoramento em design na Faculdade de Arquitetura da  Universidade de Lisboa, com o tema; " Olaria de Nisa: de Design de artesanato de produto". Em 2010 esteve na coordenação da Licenciatura em Design Social do IPA.
No âmbito do seu doutoramento, fundou em 2013 Crafts2Design - Associação para
a Proteção do Património Cultural, que visa promover e salvaguardar o património cultural, através da interação da prática do design com artesanato.
Atualmente é professora Adjunta na Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa na área do design de produto e empreendorismo.

É membro investigadora no CIAUD (desde 2009) e no curso de Artes Visuais e Tecnologias (ESELx) desenvolve pesquisa, com colegas de trabalho, sobre metodologias de ensino e pesquisa em design.