Tiago Marques

Tiago Navarro Santos Marques (1977- ), natural de Castelo Branco, designer e investigador, tem-se dedicado a estudos relacionados com a tipografia digital e imprensa; é licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas (ESTG Portalegre, 1998-2003); possui um Máster em Design e Produção Gráfica (Barcelona, 2004-06); encontra-se, desde 2006, a frequentar um programa de doutoramento pela Universitat Politècnica de Valencia, no qual terminou, em 2007, o grau de Estudos Avançados (DEA).

É professor na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 2003.

Iniciou a sua actividade enquanto designer gráfico em 1995, colaborando em diversas empresas, destacando-se a Criaturas e publicidade (Lisboa, 1997) e Olinger & Strauer agence de publicité (Luxemburgo, 2001). Referência para alguns projectos desenvolvidos para o Banque Génerale du Luxembourg (campanhas de publicidade), Museo del Athletic de Bilbao (design de informação), Câmara Municipal de Castelo Branco e Scutvias - autoestradas da Beira Interior.

Tem colaborado com artigos científicos para a Revista Portuguesa de História do Livro (Centro de Estudos de História do Livro e da Edição, Lisboa) e Blá,blArt (Universidad del País Vasco, Bilbau). Colabora no projecto de investigação ‘Diseño y digitalización de la fuente tipográfica Yciar: recuperación del patrimonio caligráfico de Juan de Yciar’, financiado pela Universidad del País Vasco (2008-09). Director e fundador da revista Grafema (Centro de Estudos Albicastrenses Aplicados ao Design, Castelo Branco).