Alexandra Cruchinho Gomes

Alexandra Cruchinho Gomes (1975) é Professora e Subdirectora da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco onde desenvolve toda a actividade de investigação, coordenação de iniciativas, etc.
Actualmente encontra-se a concluir o Doutoramento em Engenharia, Design e Marketing na Escola de Engenharia da Universidade do Minho estando a preparar Dissertação sobre o tema: Design – A construção contínua de competências.
É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia desde Janeiro de 2005.
Concluiu o Mestrado em Teorias da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Janeiro de 2002, com Tese sobre: A evolução e a qualidade do Ensino do Design Gráfico em Portugal, tendo obtido a classificação de Muito Bom.
É licenciada em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação do IPCB desde 1999. Ao longo da licenciatura recebeu diversos prémios por trabalhos apresentados, nomeadamente, duas menções honrosas nos Desafios Pedagógicos em 1997.
Ainda durante a Licenciatura foi congradulada com duas bolsas de mérito, em 1997 e 1998, por ter a melhor média da Escola Superior de Educação.
Foi Desenhadora Gráfica, Arte finalista e Maquetista no Gabinete de Marketing do Metropolitano de Lisboa entre 1992 e 1995. Posteriormente, e até 1999, executou diversos trabalhos, como free lancer, na área do Design Gráfico, para empresas como McErikson Portugal, EPG TBWA, Citroën, Ideias e Cores, Intermarchê, etc.
Na ESART/IPCB é, ainda, coordenadora do Curso Superior de Design de Moda e Têxtil e responsável pelas relações com as empresas ao nível da realização de estágios, projectos interdisciplinares, etc.
È autora dos livros O convento de Santo António de Penamacor, editado em Abril de 2001 e Design em Portugal: qualidade e ensino, editado em 2003.