Maria Madalena Veiga Leitão

Maria Madalena Amaral Veiga Leitão é diplomada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1981), possui a “Maîtrise” em Teatro e Artes do Espectáculo (1990) e o Diploma de Estudos Aprofundados (“DEA”) em Teatro e Artes do Espectáculo (1992), ambos pela Universidade de PARIS III – Sorbonne Nouvelle, sendo este último reconhecido a nível de Mestrado pela Universidade de Aveiro (1996). Em 1998 obteve o doutoramento na área de Estudos Teatrais pela Universidade de Paris III –Sorbonne Nouvelle, reconhecido pela Universidade de Lisboa como equivalente, para todos os efeitos, ao grau de doutor atribuído pelas Universidades Portuguesas.

A nível profissional, tem exercido funções docentes na formação de professores desde 1981, inicialmente na Escola do Magistério Primário de Coimbra e, desde 1988, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, preparando educadores, professores e animadores culturais. A partir de Abril de 2004, foi colocada na categoria de Professora Coordenadora, após Concurso de Provas Públicas para essa categoria da carreira do Ensino Superior Politécnico.

No respeitante à actividade de investigação, tem-se envolvido em projectos no âmbito dos seguintes temas: Modelos de formação em Actividades Dramáticas; Estética Teatral; Educação Artística; Avaliação de competências em Expressão Dramática, Educação Sócio-moral. É membro do grupo de investigação da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Estudos da Criança, pertencendo ao projecto multidisciplinar “Desenvolvimento ecológico-moral da criança – a educação ecológica em narrativas literárias”.

Enquanto organizadora de seminários e encontros, destaca-se a organização do Encontro das Áreas Artísticas na Educação, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, que mantém a sua periodicidade bienal desde 2002: Iº Aprendizagens e Avaliação; IIº O Lúdico e a Criatividade, em 2004; IIIº Património Cultural e Globalização, em 2006; IVº Didáctica das áreas artísticas – transversalidade e especialidade -2008; As comunicações têm sido publicadas em Nº especial da Revista Educare Educere.

Tem desempenhado diferentes funções de coordenação na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, entre outras: Coordenadora da Avaliação Interna de três cursos de licenciatura, nos anos lectivos de 2000/2002; Directora do Departamento de Educação Física e Artística nos anos lectivos de 2003/2005; Presidente do Conselho Científico nos anos lectivos de 2006/2008.