Carlos Guedes

Carlos Guedes (Porto, 19/3/1968)

 

PhD em Composição — New York University (NYU), 2005
Curso de pós graduação em Sonologia — Instituto de Sonologia do Real Conservatório de Haia, Holanda, 2002

M.A. em Composição — NYU, 1996

Bacharelato — ESMAE, 1993

 

Carlos Guedes obteve o doutoramento em Composição na NYU em 2005 onde fez pesquisa sobre dança interactiva. O seu trabalho de doutoramento está disponível para consulta e download em http://homepage.mac.com/carlosguedes. Teve como principais professores de composição Fernando Lapa, Ken Valitsky, Andrew Imbrie, Marc Consoli, Tristan Murail e Clarence Barlow. Como compositor, tem desenvolvido trabalho em várias áreas, nomeadamente música para dança, cinema e teatro, assim como instalações multimédia interactivas. Trabalhos recentes de música para dança incluem With Drooping Wings (coreografia: Né Barros, 2007), Etude for Unstable Time (coreografia: Maxime Iannarelli, 2005) e Olivia (coreografia: Isabel Barros, 2004). Trabalhos recentes para cinema incluem a música para Vanitas (Paulo Rocha, 2004), A Piscina (João Carlos e Iana Viana, 2004), Mourir beacoup (Sagenail, 2004), e Meu Deus (Regina Guimarães, 2005) e Mau dia (Saguenail, 2006). Trabalho recente em teatro inclui a peça O mundo de Alex (Teatro de Marionetas do Porto, 2004). A instalação interactiva Will.0.w1sp concebida por Kirk Woolford com som de Carlos Guedes estreou-se em Março de 2005 em DeWaag Society, Amesterdão, obteve uma menção honrosa no festival “Vida08 Art & Artificial Life” (ARCO, Madrid, 2006) e foi apresentada no Digital Arts and Magical Moments Ars Electronica Exhibition”, Shanghai eArts, (Xangai, China, Novembro de 2007).
Paralelamente à sua actividade artística, tem feito comunicações com regularidade em conferências internacionais de relevo. Algumas publicações em actas destas conferências podem ser consultadas em web.mac.com/carlosguedes.

Carlos Guedes lecciona a tempo inteiro na ESMAE desde 2002/03 nos departamentos de Música e Teatro. Foi coordenador do curso de composição da ESMAE entre 2003 e 2006 e foi um dos principais responsáveis na criação do curso de Música Electrónica e Produção Musical na ESART (Instituto Politécnico de Castelo Branco), onde também lecciona.